DOAÇÕES DE LIVROS NA BIBLIOTECA!
VENHA CONFERIR!
O "Mapa Terapêutico", publicação técnico-científica na área de informação sobre o medicamento persegue, desde a primeira hora, o objetivo de se tornar na publicação de referência para todos os profissionais de saúde. Assim e desde a primeira hora, assumiu uma conduta direcionada para a prestação de uma informação rigorosa, credível e de fácil consulta, que permita ao seu consulente, o esclarecimento necessário e suficiente na seleção mais adequada de um medicamento.
Esse livro "Manual de Interações Alimentos-Medicamentos" traz o conhecimento das interações que se processam entre alimentos e medicamentos é fundamental no âmbito da optimização de qualquer plano farmacoterapêutico. Esse manual é uma ferramenta imprenscindível não só para quem prescreve como também para quem dispensa o medicamento ao doente, tendo o dever profissional de prestar o melhor esclarecimento acerca da sua administração.
Os principais objetivos desta dissertação foram os seguintes:
1. Investigar aspectos relacionados com a seleção situacional ou de contexto de participantes em ensaios clínicos de fase I.
2. Caracterizar sócio-demograficamente os voluntários para ensaios clínicos de fase I.
3. Caracterizar as motivações e percepções relativas à participação em ensaios clínicos de fase I.
4. Caracterizar a relação entre as características da personalidade e motivações e percepções relativas à participação em ensaios clínicos de fase I.
5. Caracterizar o processo de decisão que leva um indivíduo a voluntariar-se para um ensaio clínico de fase I.
6. Caracterizar a importância dos valores interpessoais na auto-seleção de voluntários para ensaios clínicos de fase I.
7. Caracterizar a importância das características de personalidade na auto-seleção de voluntários para ensaios clínicos de fase I.
8. Determinar a relação entre as características sócio-demográficas, de personalidade e fatores psicológicos e a incidência de efeitos adversos durante a participação em ensaios clínicos de fase I.
9. Caracterizar a prevalência de queixas adversas de origem não medicamentosa em voluntários de ensaios clínicos de fase I e em não voluntários e determinar a sua relação com as características de personalidade e fatores psicológicos.
10. Determinar a relação entre os fatores psicológicos e os parâmetros farmacocinéticos obtidos durante a participação em ensaios clínicos de fase I.
O objetivo deste livro "Neurologia Clínica" é difundir os conhecimentos de Neurologia com uma linguagem simples e clara. O livro principia com a apresentação dos aspectos anatômicos e funcionais essenciais do sistema nervoso e em seguida aborda as principais manifestações neurológicas. Debruça-se sobre algumas doenças neurológicas frequentes e os últimos capítulos dizem respeito à realização do exame neurológico e ao pedido de exames complementares de diagnóstico. Salientam-se, com clareza, os aspectos essenciais, e a conduta prática do clínico, face às situações neurológicas comuns.
A maioria das pessoas com 65 ou mais anos de idade apresenta numerosos problemas de saúde, constituindo as pertubações mentais um subgrupo significativo entre os problemas de saúde da população da terceira-idade. Este livro "Guia prático Climepsi de Psiquiatria Geriátrica" aborda a necessidade de aprender sobre o envelhecimento e os idosos que estende-se por todas as profissões de saúde, incluindo a saúde mental tanto em cuidados primários e a longo prazo.
Esse livro descreve casos clinícos em Neurologia. Apresenta um doente com surdez associada a carcinomatose meníngea. A indicação para punção lombar e o estudo subsequente foram a chave para alcançar um diagnóstico. O segundo caso é de um homem com 67 anos com um quadro progressivo de deterioração cognitiva e motora subaguda, secundária a lúpus eritematoso disseminado. O terceiro caso é de um quadro de multineurite dos pares cranianos baixos, a denominada síndrome de Zollinger-Ellison. O quarto caso refere-se a uma falsa imagem de um glioblastoma, que simula um enfarte cerebral. A clínica e a imagem posterior esclarecem o diagnóstico. Espera-se que com esses casos, entenda-se um pouco sobre futuros doentes.
A osteoporose significa porosidade ou enfraquecimento dos ossos. Debilidade, fracturas, costas curvadas e diminuição da altura são frequentemente vistos como inerentes ao processo de envelhecimento. Na verdade, estes são sintomas de uma doença, a osteoporose, que pode ser prevenida se forem tomadas as necessárias medidas em etapas anteriores da vida. Esse livro aborda esse assunto.
Esta obra, estruturada de acordo com um ponto de vista prático, tem como objetivo esclarecer e atualizaros técnicos e profissionais de saúde sobre alguns temas referentes às doenças respiratórias mais comuns. É um livro de fácil acessibilidade, que aborda de uma forma sucinta a prevenção, as formas de diagnosticar, de tratar, e a evolução das doenças respiratórias mais frequentes, nomeadamente aquelas que estão relacionadas com a exposição ambiental, as que têm uma causa infecciosa, entre outras. Essa estrutura eminentemente prática permite uma consulta rápida, com resposta clara, tornando-o num instrumento de trabalho para todos os profissionais de saúde que convivem com o tema - médicos de clínica geral, enfermeiros, fisioterapeutas, farmacêuticos. Com uma extensão de 12 capítulos, alguns dos quais com desenhos esquemáticos e com gravuras sobre os exercícios respiratórios e outras formas de tratamento, esta obra inclui também um glossário dos termos técnicos utilizados e os contactos úteis relacionados com os temas evocados.
Este livro é suportado por uma investigação que tomou por objeto as capacidades dos membros das famílias para tomar conta de uma pessoa dependente no auto cuidado. Procede-se a avaliações das competências do membro da família prestador de cuidados a uma pessoa dependente no auto cuidado, em dois momentos: no dia da alta hospitalar e um mês depois no domicílio. Os resultados da investigação constituem um contributo muito importante para um debate mais produtivo - e empiricamente baseado - sobre a eficácia da ação profissional do enfermeiro para a promoção das competências dos membros da família prestadores de cuidados. E, porventura acima de tudo, de alguns fatores que influenciam o exercício do papel de membro da família prestador de cuidados.
O livro "Cuidados Continuados - Família, Centro de Saúde e Hospital como parceiros do cuidar" - emerge de uma dinâmica de equipes que prestam cuidados em diversos contextos de saúde. Com efeito, este livro pretende apresentar, dar visibilidade a um trabalho resultante da conscientização e problematizaçao de uma equipe de enfermagem, em torno da questão "Como vive a família o processo de cuidados após a alta do doente?". Esta obra surge assim, de um trabalho de projeto, resultante de vivências pessoais, repletas de expressões e significados, que se poderão tornar conducentes à vinculação de outras equipes a projetos futuros, ao assumirem e transferirem para outras dinâmicas de cuidados alguns dos pressupostos utilizados que visam preparar as famílias para o processo de cuidados após a alta hospitalar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário