Administração



O BÁSICO DOS MELHORES RESULTADOS


O que sustenta uma cultura de alta perfomace são valores, liderança e estratégia.

Patrícia Molino e Giselle Ponce*

Já é possível perceber que as companhias estão dispostas a investir na mudança da cultura organizacional para atingir um padrão diferenciado de performance. No entanto, nem sempre a liderança entende qual é o seu verdadeiro papel na construção de uma cultura orientada para a obtenção de resultados cada vez melhores. Muitas vezes, os líderes demonstram comportamentos opostos aos que são requeridos e emitem sinais contraditórios que comprometem a disposição e o foco dos funcionários em realizar esforços adicionais para atingir resultados diferenciados.

Estabelecer uma cultura de alta performance também exige intervenção nas estruturas, políticas e procedimentos: é preciso influenciar e orientar positivamente, monitorando todas as formas de comunicação corporativa. As organizações de alta performance se diferenciam pela eficiência em tratar as questões humanas. Ao criar um ambiente que estimula os colaboradores, as companhias retêm profissionais e reduzem custos com atração, recrutamento e seleção, integração, treinamento e desenvolvimento, sem falar na melhoria de produtividade.

O fim das informações truncadas - um bom começo para criar uma cultura de alta performance - reduz os riscos à estratégia do negócio, diminui perdas, eleva a produtividade e gera valor para a imagem corporativa. O que predomina nas companhias é o alto desempenho pontual, aquele esforço que une a equipe para responder a uma emergência. Na cultura de alta performance, as pessoas são estimuladas de maneira consistente e constante em um ambiente favorável à obtenção de resultados cada vez melhores. Também não são desviadas ou confundidas em seu processo de execução, mantendo o foco no que é prioritário.

As culturas de alta performance se sustentam no tripé valores, liderança e estratégia. O comprometimento da empresa para com seus funcionários ajuda a determinar o compromisso destes com a organização e suas metas e, por essa razão, predispõe a equipe a buscar resultados superiores ao padrão.  Na cultura de alta performance, o líder é modelo, assegurando um ambiente favorável para que as pessoas concentrem sua energia, trabalhem com tranquilidade e compromisso, sintam-se confiantes em relação ao que têm de fazer e, assim, transformem  empenho e recursos em resultado máximo.

Na prática, a cultura organizacional é a forma como as pessoas realmente se comportam em uma organização; como interagem, seus comportamentos, atitudes, e como as relações se estabelecem. Cada organização desenvolve sua cultura a partir da constatação dos funcionários de como as coisas "realmente acontecem". Tudo isso é mediado pelos valores organizacionais. O que vale não é o que é dito, mas os fatos, o que é visto e demonstrado no dia a dia.  Muitas vezes, ao desconhecer o contexto de uma decisão, funcionários julgam mal seus líderes, o que reforça a necessidade de transparência.

A cultura vigente só se modifica quando os comportamentos, valores e  liderança mudam e se manifestam consistentemente ao longo do tempo, apoiados por mecanismos de gestão adequados. Isso significa que, além de uma liderança inspiradora, as políticas e mecanismos relacionados ao desempenho, reconhecimento e recompensa precisam estar adequadamente definidos. Ou então haverá mensagens truncadas que afetarão de maneira negativa o comportamento organizacional. Questão de prioridade assim como na sociedade em geral, também nas empresas a impunidade e a falta de consequências fazem muitos estragos. Se um projeto prioritário é iniciado, ele precisa ser finalizado. Os líderes devem mobilizar os recursos necessários e implementar ações de follow up. Não basta só ficar cobrando a implementação, é preciso assegurar os avanços com sua equipe, celebrar conquistas, reconhecer esforços e corrigir o que não está indo bem.

Decisões impopulares precisam ser tomadas e a não entrega de um projeto precisa ter efeitos visíveis. Não basta premiar o correto. É preciso haver consequências para os compromissos assumidos e não realizados. O que não é tolerado pela organização precisa sempre estar claro para todos.

A transformação cultural exige um RH estratégico, com processos e políticas que facilitem o desenvolvimento da cultura desejada. Assim, facilitam a implementação de uma nova cultura: perfil adequado para as contratações, gestão do desempenho, ações de treinamento e desenvolvimento, modelos de reconhecimento, promoção, remuneração
e até a formação de agentes de mudança. O desafio é eliminar as mensagens contraditórias. O enraizamento dos novos comportamentos depende das novas mensagens, em substituição aos velhos costumes, que validem uma nova cultura organizacional. Esse é o caminho.

*Patrícia Molino é sócia-líder e Giselle Ponce, sênior manager, da área de People & Change da KPMG no Brasil

 


VEJA AS NOVAS AQUISIÇÕES DA BIBLIOTECA! VENHA CONFERIR!



Comunicação nas organizações da era do conhecimento.
Maria Terezinha Angeloni

A comunicação é ainda percebida pela grande maioria dos gestores não como um investimento, mas como um custo. Pesquisas têm demonstrado que investimentos em comunicação têm trazido alto retorno para as organizações. Daí o objetivo deste livro, o de discutir as características das organizações inseridas na sociedade da informação e do conhecimento e demonstrar a importância de uma visão integrada da comunicação apoiada na incessante oferta de meios e tecnologia de informação e da comunicação.

A obra está organizada em quatro capítulos. O Capítulo 1 - contextualização do ambiente de negócios e empresarial ¿ trata da evolução da comunicação e discute o papel da informação e do conhecimento no processo de comunicação. O Capítulo 2 apresenta os aspectos conceituais básicos da comunicação, enquanto o 3 aborda a comunicação organizacional em uma visão integrada, visando à definição e à consolidação da imagem e da marca apoiadas em políticas claras de responsabilidade social e ecológica. Por fim, o Capítulo 4 apresenta os principais meios e tecnologias da informação e da comunicação que podem dar suporte à transmissão das mensagens.
O livro oferece também uma série de exercícios de aprendizagem que poderão dar suporte ao professor em sala de aula.
Obra destinada a empresários, executivos, gerentes, consultores e demais profissionais interessados no relacionamento humano nas organizações e nas novas tecnologias da informação e da comunicação. Leitura obrigatória nas disciplinas de Comunicação nos cursos de graduação e de pós-graduação em Administração e leitura complementar nos cursos de Gestão da Informação e Gestão do Conhecimento.


Comunicação empresarial sem complicação.
Gustavo Gomes de Matos.

Segundo o autor, a história das organizações tem demonstrado que os problemas de comunicação são os principais responsáveis pela grande maioria dos erros operacionais, desacertos de gestão empresarial e conflitos interpessoais. "Com o exercício do diálogo e do relacionamento humano, a comunicação pode ser um processo bem mais fluido e menos complicado do que estamos acostumados a vivenciar nas organizações e na vida pessoal", afirma.

Seja para o estudante ou o empresário de micro, pequena, média ou grande empresa, a teoria da comunicação é a mesma, o que muda são os meios e as formas mais adequadas de se comunicar.
Para micros e pequenas empresas, o simples conhecimento do processo humano de comunicação já ajudará em muito a melhoria da produtividade no trabalho e o relacionamento com os clientes. Nesse caso, iniciativas como a organização de um mural de informações e a consolidação de um ambiente de abertura ao diálogo valerão como verdadeiros programas de comunicação empresarial.
Para médias e grandes empresas são apresentados instrumentos nas áreas de comunicação interna e externa, que favorecem a dinâmica de comunicação com clientes, funcionários, fornecedores, acionistas, governos, sindicatos e concorrentes.
Para estudantes e interessados no tema comunicação, a abordagem do livro procura ser bem clara, direta e informativa, favorecendo o debate e a reflexão sobre o tema.
Segundo Idalberto Chiavenato - prefaciador do livro -, "sua leitura leve, instigante e interativa permite clarear um pouco a nebulosa concepção que em nossos íntimos temos sobre a comunicação - nos seus diversos estratos individuais, sociais e organizacionais. O autor oferece sugestões para descomplicar uma complicada área do conhecimento humano que tanto pode alavancar e incentivar como pode restringir e limitar a convivência humana dentro e fora das organizações."

Confira um trecho do livro:

"O mais importante na comunicação é saber ouvir, para poder compreender e interpretar com exatidão o conteúdo da mensagem transmitida e a intenção do seu emissor, favorecendo, assim, o retorno da informação, que marca o início do diálogo e que, por sua vez, garante a qualidade do relacionamento humano. Muitos desentendimentos, brigas, rupturas, guerras e conflitos sociais, poderiam ser evitados e solucionados pelo simples entendimento dessa questão de bom senso. A comunicação pode ser um processo bem mais fluido e menos complicado do que realizamos. Seja para o estudante ou para o empresário de micro, pequena, média e grande empresa, a abordagem do livro procura ser clara, direta e informativa, favorecendo o debate e a reflexão sobre o tema. A proposta deste livro é contribuir com a melhoria dos processos de comunicação nos relacionamentos humanos e empresariais".



Comunicação Empresarial na Prática
Terciotti, Sandra Helena Terciotti; Macarenco, Isabel
Comunicação Empresarial na Prática


O livro aborda conceitos fundamentais para estudantes e profissionais interessados em aperfeiçoar sua comunicação com o público interno e externo das organizações, utilizando-se de um código adequado que lhes proporcione retorno apropriado e eficaz.
Além de desenvolver uma obra acadêmica e profissionalmente indispensável ao público-alvo, as autoras oferecem uma leitura prazerosa, fazendo uso de linguagem didática sem, no entanto, descuidar de aspectos essenciais à construção de um texto agradável.
Os estudos também têm o objetivo de oferecer aos docentes que atuam nessa área material de apoio que os auxilie na tarefa de minimizar os problemas provenientes das dificuldades de comunicação oral, escrita, não verbal e interpessoal entre outras apresentadas por seus alunos.


ARTIGOS NOTA 10!


Estes artigos podem ajudar você a fixar melhor seus conhecimentos. Para abrir o conteúdo da publicação, basta clicar no título da revista.


  • Empresas multinacionais de países emergentes: o crescimento das multilatinas
  • Crises e oportunidades em tempos de mudança
 

  • Elasticidades dos rendimentos do trabalho em relação ao salário mínimo: a experiência de um período recente de crescimento do salário mínimo
Economia e Sociedade, agosto, 2010 



AMPLIE SEUS CONHECIMENTOS JÁ LENDO ESSES ARTIGOS!


Estes artigos podem enriquecer seu conhecimento: 

. Políticas de gestão de pessoas, valores pessoais e justiça organizacional (texto)
. Espaço global: território, cultura e identidade
. A emoção e seu impacto na integração humana em processos de fusão/ aquisição nas organizações
. Formação humana e/ou formação profissional: uma contribuição da psicologia do trabalho
Revista Administração em Diálogo, v. 12, n. 2, 2010.
  




NÃO PERCA TEMPO! LEIA ESSES ARTIGOS!


Dez regras de auditoria – a matéria saiu na Banas Qualidade, edição novembro de 2010.  O  autor assegura que essas orientações tornam a auditoria muito mais eficaz e útil para a 
gestão.

As tendências da qualidade, do meio ambiente, da metrologia e da normalização na    próxima  década.













POLÍTICA NACIONAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS! VEJA AS OPORTUNIDADES DE NEGÓCIOS!



Finalmente foi sancionada a Lei 12.305, de 02 de agosto de 2010, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos que, dentre várias medidas de peso, proíbe lixões e impõe mais responsabilidades para os fabricantes de produtos. Você pode obter a legislação na íntegra, em PDF, para salvar no seu computador clicando aqui.

Analisando essa questão também pelo lado financeiro, a revista Empreendedor, na edição de outubro 2010, trouxe uma matéria sobre as oportunidades de negócios que surgirão para as empresas a partir do cumprimento da nova Lei. A revista impressa não coloca o conteúdo na Internet, mas você pode encontrá-la aqui na Biblioteca.



QUER EMPRESTADO O LIVRO "GESTÃO EM SAÚDE: TENDÊNCIAS, INOVAÇÕES E PERSPECTIVAS"




O mais novo título que veio fazer parte do acervo da biblioteca é Gestão em saúde: tendências, inovações e perspectivas. Organizado por Luciane Lúcio Pereira, Marcelo Chanes e Claudia Raffa Galvão, o livro é publicado pelo Centro Universitário São Camilo e tem 587 páginas distribuídas em cinco partes: 


Parte I – Políticas e cenários em saúde
Parte II – Organizações em saúde
Parte III – Ferramentas gerenciais em saúde
Parte IV – Gestão de processos
Parte V – Gestão em serviços hospitalares 



RESPONSABILIDADE SOCIAL EM SALA DE AULA







Revista Eletrônica de Administração, edição de abril de 2001, publicou uma pesquisa interessante sobre o ensino da responsabilidade social nas faculdades de administração, que poderá ser útil para alunos, professores e os coordenadores de cursos. O título é "O ensino da responsabilidade social na graduação em administração: um estudo quantitativo sobre a percepção dos estudantes". Você pode ler toda a matéria aqui.

SÓ A BIBLIOTECA SÃO CAMILO PENSA NOS SEUS ALUNOS! NOVAS AQUISIÇÕES DA BIBLIOTECA





Comunicação empresarial na prática 
- Sandra Helena Terciotti e Isabel Macarenco
Ed. Saraiva






Introdução à comunicação empresarial
- Rivaldo Chiem
Ed. Saraiva







Teoria geral de administração hospitalar – estrutura e evolução do processo de gestão hospitalar
- Valdir Ribeiro Borba e Teresinha Covas Lisboa. 







ACRESCENTE CONHECIMENTO À SUA VIDA LENDO ESSES ARTIGOS

         Revista de Administração Pública, março/abril de 2010
  • Cursos superiores de tecnologia em gestão: reflexões e implicações da expansão de uma (nova) modalidade de ensino superior em administração no Brasil (acesse o texto  aqui)
  • Elementos da conexão eleitoral (acesse o texto aqui)
  • Previdência Social: fatores que explicam os resultados financeiros (acesse o texto aqui

         Revista Brasileira de Inovação, jul/dez de 2008
  • Qualidade de vida no trabalho e ambiente de inovação: encontros e desencontros no serviço de atendimento ao cliente (acesse o texto aqui)



ARTIGOS INTERESSANTES PARA ENRIQUECER O SEU CONHECIMENTO


Tecnologias ambientais: em busca de um significado (acesse o texto aqui)


A gestão de recursos humanos em uma instituição pública brasileira de ciência e tecnologia em saúde: o caso Fiocruz (acesse o texto aqui)

    Fonte: Revista de Administração Pública, maio/junho de 2010



    HISTÓRIA DA ADMINISTRAÇÃO


    Você já conhece o site História da Administração? Além do registro da história da administração propriamente, ele fala dos gurus da administração, dos centros de pesquisa mundiais, conta história de várias empresas, traz artigos, apresentações acadêmicas em Power Point, imagens, indicação de livros, acesso a livros eletrônicos, vídeos e ainda é aberto à participação de todos aqueles que queiram contribuir com pesquisas que possam enriquecer o trabalho.
    Coloque nos seus favoritos e acesse. É ótimo para os profissionais da área e estudantes.


                               



    LEITURAS INTERESSANTES PARA AMPLIAR SEU CONHECIMENTO


    Banas Qualidade, agosto de 2010

    §        A qualificação dos profissionais de meio ambiente

    §        Benefícios gerados pela metrologia legal em uma economia globalizada

    §        Incerteza de medição: o quanto o certo é incerto?




    NOVA REVISTA PARA ÁREA DA ADMINISTRAÇÃO HOSPITALAR 


    Quem estuda ou já trabalha com administração de instituições hospitalares pode contar com mais uma revista eletrônica sobre o assunto disponível na Internet. É a Notícias Hospitalares - gestão de saúde em debate, que pode ser acessada no link http://www.noticiashospitalares.com.br/. Os temas são atuais e inovadores. Além de artigos, a revista traz notícias e dicas de trabalho sobre a área. Veja alguns artigos da edição 63, v. 6:
    . A sustentabilidade no processo construtivo em edificações na área da saúde
    . Não tenha medo de liderar
    . Para um ano mais tranquilo, gestor tem que cuidar da saúde de sua instituição
    . As pessoas como fonte de energia das organizações de saúde
    . S.O.S. Economia Hospitalar
    . Por que hospital não pode terceirizar o médico?

    Boa leitura.


    ARTIGOS PARA AMPLIAR O SEU CONHECIMENTO

    Nesta seção mostramos para você títulos de artigos que podem enriquecer seus conhecimentos, auxiliando o desenvolvimento de trabalhos acadêmicos, em TCCs, monografias, projetos, etc. As revistas estão disponíveis para leitura na Biblioteca, ou podem ser acessadas via Internet.



    Poli – saúde, educação, trabalho (mar/abr, 2010)
    • Trabalho escravo (apesar de abolida em 1888, a escravidão ainda existe no Brasil firmando-se como instrumento do capitalismo contemporâneo)

    Revista: Ciência Hoje (abril, 2010)

    §     Desconstruir o manicômio (médico fala da reforma que mudou a atitude em relação a doentes mentais)

    §         Desigualdade de renda e sustentabilidade ambiental (concentração de renda pode colocar em risco o futuro de toda a humanidade)



    ARTIGOS INTERESSANTES DISPONÍVEIS NA BIBLIOTECA

    Nesta seção mostramos para você títulos de artigos que podem enriquecer seus conhecimentos, auxiliando o desenvolvimento de trabalhos acadêmicos, em TCCs, monografias, projetos, etc. As revistas estão disponíveis para leitura na Biblioteca, ou podem ser acessadas via Internet.



    Banas Qualidade (março, 2010)

    • Auditoria: sinônimo de tortura ou uma grande oportunidade de melhoria?

    • A educação ambiental dentro das empresas


    Management (mar/abr, 2010)

    • Gestão na era da criatividade – (Entrevista com Gary Hamel em que ele afirma que a velocidade para criar tornou-se mais importante do que desenvolver conhecimento

    • Gestão voltada para o cérebro (especialista em neurociência cria o conceito de “cérebro social” e propõe uma nova maneira de gerenciar pessoas a partir da fisiologia humana)


    Estes artigos vão enriquecer seus conhecimentos e poderão ajudar o desenvolvimento de de trabalhos acadêmicos, TCCs, monografias, projetos, etc. Você poderá encontrá-los nas revistas da biblioteca ou na Internet. 


    Revista Pequenas Empresas Grandes Negócios (março, 2010)
    • 50 maneiras de cortar custos (idéias para reduzir despesas em todas as áreas da empresa)

    • Prepare-se para uma transformação na contabilidade (normas internacionais podem se tornar obrigatórias para pequenas e médias empresas)


    Melhor
     (março, 2010)

    • Para ter quem importa (seis questões que todo líder deve saber sobre a gestão de talentos em 2010)

    • Itens a mais no pacote (é importante perceber que nem sempre contratar pessoas com boa bagagem profissional pode trazer resultados rápidos e bons para a empresa, porque em alguns casos, a experiência pode vir também com vícios e padrões culturais indesejáveis)



      AMPLIE SEU CONHECIMENTO COM ESSES ARTIGOS

      Citações e não citações na produção acadêmica de estratégia no Brasil: uma reflexão crítica
      Fonte: Revista de Administração da Universidade de São Paulo - RAUSP (n. 2, 2009)
      (leia o artigo completo em PDF no site http://www.rausp.usp.br/)

      O tema da proteção ambiental incorporado nos discursos da responsabilidade social corporativa
      Fonte: Revista de Administração Contemporânea - RAC (n.1, 2009)
      Educação corporativa e desempenho ocupacional: há alguma relação?
      Fonte: Revista de Administração de Empresas – RAE (n.2, 2009)
      (artigo completo em http://www.fgv.br/raeeletronica/ )

      Proposta de um modelo para a avaliação dos princípios de aprendizagem existentes em um hospital
      Fonte: Revista de Administração de Empresas – RAE (n.2, 2009)

      Consciência ambiental: um estudo exploratório sobre suas implicações para o ensino da administração
      Fonte: Revista de Administração de Empresas – RAE (n.1 2009)
      (artigo completo em http://www.fgv.br/raeeletronica/)

      Fatores determinantes da adoção de sistemas de informação na área de saúde: um estudo sobre o prontuário médico eletrônico
      Fonte: Revista de Administração Mackenzie (n. 1, 2010)

      Saber o que vale a pena (o que levar em conta na hora de fazer uma auditoria de competências)
      Fonte: Melhor (n. 267, 2010)

      Segurança para gerir. E para atrair talentos (aumenta adesão de empresas brasileiras ao seguro administrativo que protege altos executivos de investidas judiciais por erros de gestão)
      Fonte: Melhor (n. 267, 2010)

      Mais ação e menos gás (vejam o que o RH pode fazer para reduzir a emissão dos gases de efeito estufa)
      Fonte: Melhor (n. 267, 2010)

      Quando os terceiros não são os últimos (mais ajuda do RH para gerir serviços terceirizados)
      Fonte: Melhor (n. 267, 2010)


      SUGESTÕES DE LEITURA

      > A liderança como elemento do comportamento empreendedor: um estudo exploratório 

      > O julgamento moral de dilemas éticos em negociação   

       Fonte: Revista de Administração Mackenzie (n. 5, 2009)


      > Trabalho terceirizado no direito brasileiro: sinônimo de modernidade?

      > Oportunidade de trabalho para os mais velhos, alternativa em que todos      lucram                                                                                      
      Fonte: revista Unopar Científica (março, 2008)


      ARTIGOS QUE AJUDARÃO NO SEU TCC


      Estes artigos vão enriquecer seus conhecimentos e poderão ajudar o desenvolvimento de de trabalhos acadêmicos, TCCs, monografias, projetos, etc. Você poderá encontrá-los nas revistas da biblioteca ou na Internet. 

      > As ferramentas da qualidade (95% dos problemas podem ser resolvidos com o uso das ferramentas da qualidade)
      > A gestão do tempo
      Revista Banas Qualidade (junho, 2010)

      Método para construção do perfil de competências do egresso de curso de Administração
      Revista Administração em Diálogo (n.12, 2009), disponível em



      LEITURA INTERESSANTE

      > Avaliação de treinamentos a distância: relações entre estratégias de aprendizagem e satisfação com o   
         treinamento
      > Articulação entre a aprendizagem individual, grupal e organizacional: um estudo no ambiente industrial
         Revista de Administração Mackenzie (n.2, 2010) 
         Acesse o conteúdo desta revista no link http://www3.mackenzie.br/editora/index.php/RAM/issue/view/133



      ARTIGOS PARA ÁREA DA ADMINISTRAÇÃO


      Selecionamos estes artigos para todos que, direta ou indiretamente, lidam com administração e áreas afins, seja estudando, ensinando ou trabalhando. Abaixo dos títulos vocês encontram o nome da revista onde poderão encontrá-los, e/ou um link de acesso direto aos textos.


      > Desempenho recente do mercado de trabalho brasileiro: 1992 – 2005
         Revista de Economia Política (out/dez 2009)
        Acesse o texto em http://www.scielo.br/pdf/rep/v29n4/06.pdf
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      > Adoção de tecnologia de informação e seu impacto no desempenho organizacional: um estudo realizado
              com micro e pequenas empresas

      > Desigualdade de gênero no trabalho: reflexos nas atitudes das mulheres e na sua intenção
             de deixar a empresa
             Revista de Administração da USP, jan/mar, 2010. Todo o conteúdo da revista, inclusive edições
             anteriores estão em http://www.rausp.usp.br/
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      > Análise do desempenho econômico-financeiro de empresas de saúde  
         Revista de Administração de Empresas – RAE, jan/jun de 2010. Acesse pelo link  

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      > Quais comportamentos estratégicos favorecem a inovação na organização?

      > Transferência de conhecimentos Científicos e Tecnológicos da Universidade para o segmento Empresarial
        
      Revista de Administração e Inovação – RAI, n. 3, 2009.


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      > O que há no topo: vida ou trabalho? (quando a vida pessoal e familiar leva a pior para quem ocupa
            cargos de alta gerência)
            Revista Management,maio/junho de 2010
      ___________________________________________________________________________________________

      > Governança corporativa na América Latina: a relevância dos princípios da OCDE na integridade dos     
             conselhos e autonomia dos conselheiros
             Revista Contabilidade e Finanças (set/dez 2009)


      Boa leitura!



      ARTIGOS PARA INCREMENTAR SEU CONHECIMENTO!


      Publicada a edição Julho-Agosto de 2011 da RAC - Revista de Administração Contemporânea.
      A edição 15.4 da revista apresenta os seguintes artigos:

      Extensão de Marcas Corporativas de Serviços: o Efeito da Similaridade Percebida da Extensão e da Qualidade Percebida da Marca
      José Mauro da Costa Hernandez
      Tassia de Moraes Menck
      Diego Martins G. Lopez
      Luiz Fernando T. Mocellin
      Art. #1, pp. 561-579

      O Conceito Desempenho em Estudos Organizacionais e Estratégia: um Modelo de Análise Multidimensional
      Queila Regina Souza Matitz
      Sergio Bulgacov
      Art. #2, pp. 580-607

      A Relação entre Confiança e Custos de Transação em Relacionamentos Interorganizacionais
      Carlos Henrique Mascarenhas de Andrade
      Sérgio Fernando Loureiro Rezende
      Márcio Antônio Salvato
      Patrícia Bernardes
      Art. #3, pp. 608-630

      Gênero, Imersão e Empreendedorismo: Sexo Frágil, Laços Fortes?
      Gláucia Maria Vasconcellos Vale
      Ana Carolina Ferreira Serafim
      Armindo dos Santos de Sousa Teodósio
      Art. #4, pp. 631-649


      Gestão de Recursos Humanos: uma Metanálise de seus Efeitos sobre Desempenho Organizacional
      Agostinha Mafalda Barra de Oliveira
      Alexandre José de Oliveira
      Art. #5, pp. 650-669

      A Percepção e as Estratégias de Ação do Pesquisador de Café em sua Rede Colaborativa
      Uajará Pessoa Araújo
      Luiz Marcelo Antonialli
      Fábio Muller Guerrini
      Renato Ferreira de Oliveira
      Art. #6, pp. 670-688


      Proposta de um Instrumento para Aferir a Esperança e sua Relação com Intenções Comportamentais dos Consumidores
      Valter Afonso Vieira
      Art. #7, pp. 689-711

      The Role of Analysts as Gatekeepers: Enhancing Transparency and Curbing Earnings Management in Brazil
      Antonio Lopo Martinez
      Art. #8, pp. 712-730

      Casos de Ensino em Administração
      Caso WebBusiness: Vender ou não Vender, eis a Questão
      Ilan Avrichir
      Victor Manoel Cunha de Almeida
      Tales Andreassi

      Documentos e DebatesAnálise de Conteúdo como Técnica de Análise de Dados Qualitativos no Campo da Administração: Potencial e Desafios
      Anelise Rebelato Mozzato
      Denize Grzybovski


      Réplica 1 – Análise de Conteúdo: Faça Perguntas às Respostas Obtidas com sua 'Pergunta'!
      Henrique M. R. de Freitas

      Réplica 2 - Análise de Conteúdo como Técnica de Análise de Dados Qualitativos no Campo da Administração: Potencial e Desafios
      Sylvia Constant Vergara

      Tréplica - Análise de Conteúdo: Ampliando e Aprofundando a Reflexão sobre a Técnica de Análise de Dados Qualitativos no Campo da Administração
      Anelise Rebelato Mozzato
      Denize Grzybovski

      Resenhas Bibliográficas
      Pensamento Estratégico: Origens, Princípios e Perspectivas
      Rosane Calgaro Festinalli
      Jucélia Appio Tibola
      Liliane Canopf

      Nota Bibliográfica
      Sustentabilidade e Geração de Valor: a Transição para o Século XXI
      Claudia Abramczuk

      Boa leitura a todos!

      LIVROS NOVOS PARA VOCÊ!



      RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL E EMPRESA SUSTENTÁVEL - JOSE CARLOS BARBIERI, JORGE EMANUEL REIS CAJAZEIRA.
      "O livro apresenta a complexidade da responsabilidade social sem cair na superficialidade, abordando temas como ética e desenvolvimento sustentável. Traz, ainda, aplicações práticas e instrumentos gerenciais. ''

      RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL - GILSON KARKOTLI.
      O livro Responsabilidade social empresarial é extremamente inovador sobre a prisma da gestão da responsabilidade social, uma vez que aborda os mais importantes temas que estão em discussão no mercado e também na academia, como a relação da Teoria dos Stakeholders com a responsabilidade social, a Controladoria social como meio de mensurar as ações sociais, a Responsabilidade social como estratégia empreendedora e, ainda, a Responsabilidade social dos bancos comerciais com base no princípio do Equador. Este livro é de fácil leitura e apresenta várias ramificações da responsabilidade social, de forma acessível e didática, objetivando responder a várias questões ainda sem resposta, tanto na academia como no mercado. Seu público alvo é bastante abrangente, pois aborda tema de interesse acadêmicos, docentes, discentes, profissionais liberais, Terceiro Setor, Estado, empresários de todos os segmentos. Aborda também outros temas específicos e de curiosidade acadêmica e de mercado.'

      GESTÃO E RESPONSABILIDADE SOCIAL - NBR 16.001/SA 8.000: IMPLANTAÇÃO E PRÁTICA.
      A Responsabilidade Social é a responsabilidade assumida diante da sociedade, no que se refere a geração de empregos, ao aumento da qualidade de vida, à arrecadação correta da carga tributária, ao pagamento de salários dignos, à assimilação, à transferência de tecnologia, ou a qualquer outro fator que possa agregar benefício para a gestão e para a sociedade. O tema é hoje bastante discutido no Brasil, mas ainda não havia um estudo completo já publicado. A obra Gestão e Responsabilidade Social vem preencher este espaço. Sua abordagem perpassa inúmeras áreas de conhecimentos, característica esta que a consagra como uma das mais completas e abrangentes do segmento. São estudos direcionados para o contexto de gestão, modelos de implantação, ferramentas de análise, decisão e solução de problemas, análise estrutural, além de exemplos práticos e sugestões de projetos sociais. Sua linguagem, acessível e dinâmica, facilita o cumprimento de seu objetivo, ou seja, a contemplação de temas atuais, dando assim um grande auxílio para a descoberta de temas ainda inconsistentes na literatura brasileira. A obra mostra que a parceria entre a sociedade e as empresas privadas não beneficia somente àquela, mas também as empresas. Após a prestação de auxílio à sociedade, que num primeiro momento é a grande beneficiada, as empresas podem observar um aumento dos lucros e das vendas, proveniente da boa aceitação social e da dissimilação subliminar do Marketing Institucional e Social. A Gestão social agregará uma vantagem competitiva maior do que qualquer outro sistema especialista em gestão nas próximas décadas.'