TECNOLOGIA A FAVOR DA ENFERMAGEM
Tiago Machado levou para a internet as atividades de unidades de saúde.
Em Março, Canoas se tornou um município pioneiro no Brasil por implantar um sistema de teleagendamento de consultas médicas e odontológicas e regulação de consultas especializadas e exames pelo Sistema Único de Saúde. O projeto Canoas Saúde funciona por meio de ligações gratuitas pelas quais a população marca horários com os profissionais e não enfrenta filas nas Unidades de Saúde, também permitindo ao usuário sair da consulta básica com o especialista e/ou exame agendado. Supervisor do call center que organiza os atendimentos é Tiago Machado, enfermeiro de 24 anos, formado pela PUCRS em 2008. O envolvimento de Machado com a saúde pública canoense começou no final de 2009, quando ingressou na equipe da Estratégia de Saúde da Família, da Unidade de Saúde Básica da Vila Cerne. Na comunidade, visitava casas de famílias e buscava aproximação com os moradores, tendo a oportunidade de unir a paixão pelo cuidado com as pessoas com outra que carrega desde criança: a música. "Desde os sete anos toco instrumentos musicais e atualmente tenho um estúdio de produção musical, em que trabalho com artistas de hip hop e música eletrônica" relata. Na Vila Cerne, participou de eventos de promoção da saúde, prevenção de doenças e conheceu os habitantes do local. Durante os seis meses em que ficou na Unidade de Saúde, o enfermeiro percebeu que os trabalhos e os eventos desenvolvidos, como apresentações teatrais e palestras em escolas, não eram divulgados e não se multiplicavam. "Pensei que se fizéssemos fotos ou vídeos de um evento e publicássemos na internet, mais pessoas se sentiriam incentivados a participar ou a fazer algo parecido em outro local", explica. Assim surgiu a idéia do site Estratégia de Saúde da Família (ESF) Digital. Para o portal ser implantado como uma ação do governo municipal, foi necessário apresentar o projeto às autoridades. "Senti receio em lançar uma proposta minha para a Secretaria Municipal da Saúde, mas no final todos gostaram muito", orgulha-se. Machado também mostrou os sistemas que desenvolveu para catalogar dados da comunidade onde trabalhava. “Gosto de programação de sistemas, então armazenava informações da população de uma maneira própria. Sobre a população do território de minha equipe, por exemplo, eu tinha, detalhadamente, uma planilha com situação de saúde, moradia e família”, comenta. Uma semana depois, foi convidado para coordenar o Núcleo de Informações em Saúde. O ESF Digital começou no segundo semestre de 2010 utilizando seis Unidades de Saúde da Família do município no projeto-piloto. Elas passaram a registrar todas as atividades e enviá-las ao site. “Percebemos quantas ações eram realizadas sem que nem mesmo os outros profissionais ficassem sabendo”, revela Machado. Logo o projeto foi ampliado para as demais Unidades de Saúde do município. “Os profissionais viram a ferramenta como um estímulo para produzir ainda mais. Não podia imaginar que receberíamos tanto material, mas todos abraçaram a idéia enviando fotos, textos e mobilizando mais pessoas a fazerem o mesmo”, comemora. Hoje Machado divide seu dia entre a coordenação do Núcleo de Informações em Saúde e o novo call center do projeto Canoas Saúde. “Fiquei envolvido desde o início com essa novidade, colaborando com o desenvolvimento do sistema de informação, treinamento de atendentes e funcionamento da rotina de trabalho”, destaca. Apesar de ter passado para o lado da gestão, ainda participa voluntariamente de eventos nas comunidades, especialmente dos musicais. “Sinto falta de trabalhar nesses locais, mas sei que o que faço hoje também se reflete na qualidade de vida deles”, ressalta.
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